Cientistas criam pares de elétrons e pósitrons e aprisionam anti-átomos para resolver mistério
Toda matéria do Universo se atrai pela força da gravidade, mas os cientistas ainda não sabem se isso também é verdade para sua contraparte, a antimatéria. Agora, no entanto, pesquisadores anunciaram ter criado pares estáveis de elétrons e sua antipartícula, chamadas pósitrons. Segundo eles, feixes destes pares podem ser usados para finalmente responder essa questão.
Enquanto isso, outro grupo de cientistas do Grande Colisor de Hadrons (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, está aprisionando os primeiros átomos de antimatéria já criados para estudar seu comportamento. A maioria acredita que eles serão atraídos pela matéria normal e outros átomos de antimatéria, mas alguns não estão tão certos e especulam que ela pode ser repelida, num aparente efeito de antigravidade.
As pesquisas devem auxiliar a responder ainda um outro mistério que intriga dos cosmologistas. Pelas teorias atuais, quando o Universo foi criado no Big Bang, matéria e antimatéria se formaram em quantidades iguais. Quando se encontram, elas se aniquilam em surtos de energia. Assim, os cientistas ainda não sabem por que o Universo não desapareceu em uma outra enorme explosão logo depois de surgir, nem por que parece ser formado basicamente de matéria normal.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário