O paciente que veio da Uganda e está internado no Hospital Barros Barreto desde o início da semana passou a ter seu caso considerado como suspeito da Influenza A. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde, que confirmou, na manhã desta quinta-feira (13), a mudança do status do paciente, que antes estava em monitoramento da doença. O motivo foi a presença de outros sintomas, além dos que foram apresentados à época da internação.
Segundo informou a Secretaria, o pesquisador passou a apresentar sintomas como dificuldade respiratória e dores articulares, por isso foi avaliado como um caso suspeito da gripe tipo A. O exame que pode comprovar ou não se ele está com a doença só deve ter seu resultado concluído pelo Instituto Evandro Chagas, até o final da tarde de hoje, mas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, só deve ser conhecido na manhã da sexta-feira (14).
A mudança segue orientação da Organização Mundial de Saúde, que estabelece a diferença entre os pacientes que devem ficar em monitoramento e os que são considerados suspeitos. Para que um paciente se torne suspeito ele deve apresentar, além dos sintomas habituais, como a tosse e febre, outros sintomas como os que foram apresentados pelo paciente que está internado no Hospital Barros Barreto.
A OMS esclarece que esses sintomas, tanto no caso de monitoramento, como suspeita, só são levados em consideração em caso do paciente ter vindo de regiões onde há foco da doença ou ter mantido contato com alguém que veio desses locais, sendo os sintomas apresentados em até dez dias depois de cada situação.
A Secretaria Estadual de Saúde esclarece que o fato do paciente ter apresentado outros sintomas não significa necessariamente que houve piora em seu quadro médico. Segundo informou boletim médico do Hospital Barros Barreto, o paciente está sem sintomas da gripe e evoluindo bem. Ele está andando e se alimentando normalmente, mas a equipe médica ainda aguarda o resultado do exame do Instituto Evandro Chagas (IEC) para poder liberá-lo.
Balanço- Segundo a Secretaria Estadual de Saúde 13 casos da Influenza A já foram monitorados no Pará, sendo que 8 foram descartados, quatro estão em monitoramento aguardando o resultado do exame e um passou a ser considerado suspeito.
Portal ORM
Nenhum comentário:
Postar um comentário